Sarkozy enfrenta acusações de corrupção e tráfico de influência

por Paulo Alexandre Amaral - RTP
Gonzalo Fuentes, Reuters

Nicolas Sarkozy deverá ser julgado por uso da sua influência para controlar informações de um inquérito sobre alegadas irregularidades na sua campanha presidencial de 2007, avançou esta quinta-feira o diário Le Monde. O caso veio ao de cima nas escutas feitas ao antigo Presidente francês a propósito do alegado financiamento da sua corrida ao Eliseu pelo líder líbio Muammar Kadhafi.

Os advogados do antigo Chefe de Estado francês já reagiram às notícias, fazendo saber que vão recorrer da decisão de levar Nicolas Sarkozy a tribunal.

O caso ganhou forma depois de os investigadores judiciais que estavam desenvolver escutas no alegado financiamento de Kaddafi à campanha eleitoral de 2007 começarem a suspeitar que Sarkozy teria uma rede de informadores que estaria a usar para controlar fugas num outro caso.De acordo com a lei francesa, um suspeito não está formalmente acusado a não ser que seja levado a tribunal.

O tráfico de influências pode ser punido no país até 5 anos de prisão e multa de meio milhão de euros.


Há uma semana, Sarkozy foi informado de que era suspeito na investigação à campanha eleitoral de 2007. Uma eleição que ganharia, para desempenhar o cargo de Presidente francês até 2012, altura em que perdeu a corrida ao Eliseu para o socialista François Hollande.

Desde essa altura, Sarkozy foi alvo de uma série de investigações ligadas a alegada corrupção, fraude e irregularidades no financiamento da sua campanha. A sombra de um financiamento secreto do antigo líder líbio nunca o abandonou, tendo culminado com a acusação, uma semana atrás, que o elevou à condição de suspeito.

A equipa de defesa de Sarkozy alega que os magistrados envolvidos no processo estão a exceder os seus poderes, acusando-os de “estarem à pesca” quando escutaram as suas conversas com o antigo Presidente entre setembro de 2013 e março de 2014. Quebra de sigilo entre advogado e cliente, apontam.

Seria, no entanto, com base nessas escutas que Nicolas Sarkozy foi acusado de oferecer uma promoção a um promotor público em troca de informações num processo em que um tesoureiro do seu antigo partido e outras pessoas teriam explorado a condição mental de Liliane Bettencourt, a mulher mais rica de França, para garantir os seus donativos.
pub