Secretário-geral da Renamo candidato a líder em nome dos ideais de Afonso Dhlakama

por Lusa

Maputo, 14 jan (Lusa) - O secretário-geral da Renamo, Manuel Bissopo, diz que é candidato à presidência do partido, para defender os ideais deixados pelo falecido líder da organização, Afonso Dhlakama.

"Decidi avançar, porque sinto que tenho que defender os ideais do presidente Afonso Dhlakama, que são os interesses da maioria do povo moçambicano", declarou Bissopo, em entrevista ao jornal Savana.

A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), prosseguiu, precisa de um líder à altura dos sacrifícios que devem ser consentidos em prol da democracia.

"Dhlakama foi um mártir, sacrificou a sua vida pela Renamo e pelo povo, também assumo esse compromisso", frisou.

O secretário-geral do principal partido da oposição prometeu tornar a Renamo num partido forte, comunicativo e com quadros competentes, caso seja eleito.

"Sou produto da Renamo, tenho formação superior custeada pela Renamo, grande parte da minha vida está ligada às causas da Renamo e associado a isso, assumi, em 2012, o cargo de secretário-geral", defendeu.

Manuel Bissopo desdramatizou o facto de ter perdido eleições autárquicas, primeiro no município de Dondo, e depois no município da Beira, ambos na província de Sofala, assinalando que foram escrutínios realizados em contextos diferentes.

A Renamo realiza de 15 a 17 deste mês um congresso eletivo para escolher o sucessor de Afonso Dhlakama, que morreu de doença a 03 de maio do ano passado.

O congresso terá a participação de 700 delegados e 300 convidados e vai realizar-se na no distrito da Gorongosa, província de Sofala, centro de Moçambique.

Além de Manuel Bissopo são candidatos já conhecidos Elias Dhlakama, irmão de Afonso Dhlakama, e Hermínio Morais, um antigo comandante da guerrilha da Renamo.

Tópicos
pub