Senadores democratas reiteram oposição a anexação da Cisjordânia

| Mundo

|

Um grupo de senadores democratas apresentou esta quinta-feira um projeto de resolução para o conflito israelo-palestiniano em que se reitera o apoio dos Estados Unidos à solução de dois Estados, opondo-se a qualquer ideia de anexação israelita da Cisjordânia.

No projeto não há menção direta a Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, mas expressa a repreensão por parte dos senadores democratas norte-americanos relativamente à sua promessa eleitoral de anexar partes da Cisjordânia, casa fosse reeleito.

A publicação do Haaretz adianta que a resolução foi elaborada pelo senador Jeff Merkley e assinada por Bernie Sanders e Elizabeth Warren – candidatos democratas às presidenciais – entre outros.

O projeto foi elogiado e apoiado pelo grupo judeu progressista J Street, pelo Israel Policy Forum e pela Mercy Corp.

"A anexação unilateral de partes da Cisjordânia pode colocar em risco as perspetivas da solução de dois Estados, prejudicar o relacionamento de Israel com seus vizinhos árabes, ameaçar a identidade judaica e democrática de Israel e enfraquecer a segurança de Israel”, lê-se na resolução.

A resolução refere ainda que os esforços da Administração Trump para promover a paz entre israelitas e palestinianos "devem endossar explicitamente uma solução de dois Estados como objetivo de qualquer processo para resolver os principais problemas do conflito".

Esta proposta é uma tentativa de dissuadir Netanyahu da anexação, mas a resolução não tem apoio dos republicanos e é, por isso, pouco provável que seja aprovada.

Em vésperas da divulgação do “plano de paz” da Administração Trump, esta resolução é também uma mensagem crítica à atuação do governo israelita.

A informação mais vista

+ Em Foco

Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

    Entrevista Olhar o Mundo a um dos autores e investigadores militares mais reconhecidos do mundo anglo-saxónico.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.