Ser cientista iraniano é uma profissão de alto risco

por Antena 1

Foto: Reuters

O secretário-geral da ONU pede contenção e apela a que sejam evitadas ações que possam fazer subir a tensão no Médio Oriente depois da morte do cientista Moshen Fakhrizadeh.

O secretário-geral da ONU pede contenção e apela a que sejam evitadas ações que possam fazer subir a tensão no Médio Oriente.

O porta-voz de António Guterres, citado pela agência Reuters, deu conta da preocupação do líder das Nações Unidas depois do assassinato do cientista iraniano, esta tarde, perto de Teerão. Preocupação de António Guterres depois de o Irão ter prometido vingança.

O chefe de estado maior iraniano avisa que os responsáveis pelo assassínio do cientista nuclear devem esperar por uma terrível vingança.

Mohammad Baghéri disse que a morte do cientista Moshen Fakhrizadeh
foi um golpe duro e amargo. Os iranianos não terão descanso até apanharem e punirem os responsáveis.

O líder da diplomacia iraniana acusou Israel de estar por detrás deste atentado e desafiou o mundo a deixar-se de posições ambíguas e a condenar o que designou por ato terrorista.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, considerava o cientista iraniano assassinado como o pai do programa de armamento nuclear do Irão.

Outros cientistas nucleares iranianos foram assassinados nos últimos anos. O Irão responsabilizou sempre Israel. 

A jornalista Margarida Vaz dá conta de que ser cientista nuclear no Irão
é uma profissão de altíssimo risco.


pub