Serviços de emergência britânicos preparados para novos ataques

por Alexandre Brito - RTP
Reuters

Um fim de semana prolongado - segunda-feira é feriado no Reino Unido - com vários eventos públicos, como é o caso da final da da Taça de Inglaterra, leva a que os serviços de emergência no país estejam de alerta e preparados para qualquer eventualidade. Apesar disso, disse o ministro britânico da Segurança, as autoridades não têm conhecimento de qualquer ameaça real. No terreno, a polícia continua a realizar detenções relacionadas com o atentado de segunda-feira que matou 22 pessoas.

O ministro Ben Wallace disse na BBC Radio que as notícias de que os hospitais britânicos foram avisados para estarem preparados para qualquer eventualidade nos próximos dias são verdadeiras, mas logo afirmou que se trata de uma reação normal à situação que o país vive por estes dias. Não é, disse, qualquer reação a uma ameaça real de que as autoridades tenham conhecimento.

Sobre a investigação em curso, o ministro da Segurança afirmou que a polícia está no encalço de uma rede de pessoas envolvidas no ataque de segunda-feira.

As operações continuam em curso, a toda a hora, como é aliás possível verificar na página do Twitter da polícia de Manchester.



Esta sexta-feira, as autoridades prenderam um homem nos subúrbios de Moss Side. A décima detenção relacionada com o atentado de Manchester.

Neste momento oito continuam sob custódia da polícia, uma vez que duas foram libertadas sem acusação.
pub