Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Seul vai pedir inclusão da Coreia do Norte na lista dos patrocinadores do terrorismo

por Lusa

Seul, 25 fev (Lusa) -- A Coreia do Sul vai pedir que a Coreia do Norte seja classificada como um país patrocinador do terrorismo e denunciar o programa de armas químicas dos norte-coreanos, divulgou hoje o Governo de Seul.

Segundo explicou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros sul-coreano à agência de notícias Yonhap, o pedido para incluir a Coreia do Norte na lista dos Estados Unidos com os países patrocinadores do terrorismo internacional será feito num encontro multilateral, na segunda-feira.

A Coreia do Norte já havia estado na lista dos Estados Unidos depois de um atentado, em novembro de 1987, realizado por dois agentes norte-coreanos num voo da Korean Air (KAL), que fizeram explodir uma bomba que matou 115 pessoas.

Entretanto, foi retirada durante a administração de George W. Bush em 2008, graças aos progressos nas conversações para a desnuclearização do país.

O pedido acontece depois do assassínio de Kim Jong-nam - meio-irmão do Presidente norte-coreano Kim Jong-un -, que morreu a caminho do hospital em Kuala Lumpur no dia 13 de fevereiro, depois de ser abordado no aeroporto malaio e atacado com o químico VX, que é um agente nervoso poderoso.

Seul acusou o Governo de Kim Jong-un pelo assassínio do meio-irmão do líder norte-coreano.

Hoje, uma das acusadas no envolvimento da morte de Kim Jong-nam, a indonésia Siti Aisha, disse as autoridades policiais da Malásia que foi contratada por 90 dólares, por um grupo de homens que identificou como coreanos ou japoneses, para realizar o que seria uma brincadeira televisiva com Kim Jong-nam.

Tópicos
pub