Singapura executa dois presos condenados por tráfico de droga

por Lusa
Singapura executou por enforcamento dois presos condenados por tráfico de droga D.R.

As autoridades de Singapura executaram esta quinta-feira dois prisioneiros condenados por tráfico de droga, depois de, em abril, terem aplicado a mesma pena a um homem com deficiência intelectual.

O malaio Kalwant Singh, de 31 anos, e o singapuriano Norasharee Gous, com 48 anos de idade, foram enforcados nas primeiras horas da manhã, na prisão de Changi.

A ativista Kirsten Han, coordenadora da organização não-governamental Transformative Justice Collective, que defende a abolição da pena capital, confirmou a execução das penas.

"Os familiares de ambos estão na prisão" para recuperar os restos mortais, escreveu Han na rede social Twitter.

Kalwant foi detido em outubro de 2013 na posse de 60 gramas de heroína, enquanto Norasharee, o suposto mentor da operação, foi preso em julho de 2015 e acusado de tráfico de 120 gramas de heroína.

Ambos foram condenados à morte em outubro de 2016, enquanto um terceiro detido, que testemunhou contra Kalwant e Norasharee, foi condenado a prisão perpétua e a 15 golpes com uma vara.

Num caso controverso e mediático, Singapura executou em 27 de abril Nagaenthran Dharmalingam, um malaio com deficiência intelectual, condenado por tráfico de droga, após uma longa batalha legal e apesar de críticas das Nações Unidas e da União Europeia e de repetidos apelos à clemência.

 

Tópicos
pub