Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Sismo de magnitude 7.8 na Turquia provoca centenas de mortos

por RTP
Poucos minutos depois do primeiro sismo, ocorreu outro abalo de 6.7 graus na escala de Richter, a 9,9 quilómetros de profundidade Sertac Kayar - Reuters

Um sismo de magnitude 7.8 na escala aberta de Richter, que ocorreu durante a última madrugada no sudeste da Turquia, causou pelo menos 284 mortos e 2.323 feridos. Há também notícia de mais de uma centena de vítimas mortais na Síria. O abalo ocorreu cerca das 22h17 (1h17 em Lisboa) na província de Kahramanmaras, a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

(em atualização)

Em conferência de imprensa, o vice-presidente turco, Fuat Oktay Told, adiantou que morreram pelo menos 70 pessoas na província de Kahramanmaras, onde se localizou o epicentro. Morreram outras 20 em Osmaniye, 18 em Sanliurfa, 14 em Diyarbakir e 13 em Adiyaman. O balanço é provisório.

Pelo menos 119 pessoas perderam também a vida em diferentes cidades da Síria. Os meios estatais de comunicação social, que citam o Ministério sírio da Saúde, referem 99 vítimas mortais em regiões controladas pelo Governo de Bashar al-Assad.

A Associated Press avança com um balanço de 20 mortos em regiões controladas por rebeldes, que abrigam cerca de quatro milhões de deslocados provenientes de outras zonas da Síria.De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, poucos minutos depois do primeiro sismo, ocorreu outro abalo de 6.7 graus na escala de Richter, a 9,9 quilómetros de profundidade.


Os sismos foram sentidos em várias cidades, noticiou a estaçãol televisiva turca TRT Haber.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram prédios destruídos em várias cidades do sudeste da Turquia.


Os abalos foram igualmente sentidos no Líbano e em Chipre, segundo a France Presse.

O território turco está situado numa das zonas sísmicas mais ativas do planeta. Em novembro, um sismo de magnitude 5.9 atingiu a província turca de Düzce, a 200 quilómetros a leste de Istambul. Pelo menos 68 pessoas ficaram então feridas.

O sismo teve lugar na mesma província onde um terramoto de magnitude 7.4 matou cerca de 17 mil pessoas em agosto de 1999 - mil em Istambul.

c/ agências
Tópicos
pub