Sismo de 7.9 na costa do Alasca teve alerta de tsunami

por RTP
Serviço Geológico dos Estados Unidos

Um sismo de magnitude 7.9 na escala de Richter originou um alerta de tsunami na costa sul do Alasca esta terça-feira. De acordo com o Centro Nacional de Alerta de Tsunamis dos Estados Unidos, o alerta incluía as costas da Colúmbia Britânica e do Alasca. Todos os residentes foram aconselhados a procurar refúgio ou zonas altas para se abrigarem.

O sismo foi registado às 9h31. Inicialmente o centro geológico estimou uma magnitude de 8,2 na escala de Richter, mas foi posteriormente revisto para 7,9.

O epicentro do abalo foi registrado a cerca de 280 quilómetros a sul de Kodiak, de acordo com a agência norte-americana que regista a atividade sísmica (USGS).

As autoridades emitiram um alerta de tsunami na região e na fronteira com o Canadá. Apelaram a toda a população e aos turistas para se abrigarem em lugares seguros, nomeadamente, nas zonas mais altas.


O epicentro foi registado no mar, com um hipicentro de 25 quilómetros de profundidade, de acordo com os dados mais recentes, o que levou as autoridades a emitirem um alerta de tsunami para o Alasca e Canadá.

"Alertas de tsunami indicam que existe um risco elevado de inundação", referiu o serviço de emergência num alerta para o Alasca e Colúmbia Britânica, que era acompanhado por uma mensagem dirigida à população localizada na costa do Alasca.

"Com base nos dados disponíveis recolhidos, o tsunami que pode ter sido gerado por este sismo poderá potencialmente destruir toda a zona costeira, mesmo em zonas afastadas do epicentro", alertou ainda o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico.
Alerta de tsunami cancelado
De acordo com os relatórios preliminares do sismo, “é possível que surjam ondas de tsunami perigosas”. A agência meteorológica do Japão também acompanhou a situação mas não emitiu qualquer alerta.

O Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano enviou ainda avisos para os telemóveis da população com a mensagem: “Alerta de emergência. Perigo de tsunami. Vá para terras altas ou para o interior.”

O alerta de tsunami emitido na sequência do sismo foi, entretanto, cancelado.
pub