Sismo no Afeganistão provocou centenas de mortos

por RTP
EPA

Mais de um milhar de pessoas morreram esta quarta-feira no leste do Afeganistão na sequência de um sismo, noticiou a agência de notícias estatal afegã, Bakhtar. Fontes no local dão conta de centenas de feridos. Será o mais mortífero sismo em duas décadas no país.

"Um grave sismo abalou quatro distritos da província de Paktika, matando e ferindo centenas dos nossos compatriotas e destruindo dezenas de casas", escreveu o porta-voz adjunto do Governo taliban Bilal Karimi, na rede social Twitter.

O abalo teve uma magnitude de 5.9 na escala de Richter, de acordo com o serviço geológico USGS, com epicentro a 46 quilómetros da cidade de Khost, a sul da capital Cabul.
"Instamos todas as agências de ajuda humanitária a enviar equipas para a área imediatamente para evitar uma catástrofe", acrescentou.

O responsável do serviço de informação da Província revelou em conferência de imprensa que mais de mil pessoas morreram e 1500 ficaram feridas.

Há imagens de helicópteros a levar feridos para os hospitais.

Salahuddin Ayubi, do Ministério do Interior, já avisou que o número de mortos deve aumentar, já que “as localidades em em zonas remotas das montanhas ainda levarão algum tempo a serem contactadas”.

Há registo de aldeias que ficaram totalmente destruídas.

O departamento de meteorologia do Paquistão disse que o sismo registou uma magnitude de 6.1, tendo sido sentido na capital paquistanesa, Islamabad, e em outras zonas da província de Punjab oriental.

A agência sismológica europeia EMSC disse que o terramoto foi sentido ao longo de 500 quilómetros por 119 milhões de pessoas no Afeganistão, no Paquistão e na Índia.

O serviço geológico dos Estados Unidos (USGS) indicou que o sismo ocorreu a uma profundidade de dez quilómetros, pelas 4h30 TMG (5h30 em Lisboa), perto da fronteira com o Paquistão e com magnitude de 5.9 na escala de Richter.

Foi seguido de um novo sismo de magnitude 4.5, quase à mesma hora.

Nos últimos dez anos, mais de sete mil pessoas morreram em terramotos no país, segundo o departamento de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU. Há uma média de 560 mortes por ano por sismos.

Em meados de janeiro deste ano, um sismo de magnitude 5.3 abalou o noroeste do Afeganistão. Morreram pelo menos 26 pessoas, de acordo com um balanço da ONU. Oitocentas casas em diferentes distritos da província de Badghis ficaram destruídas.

Em outubro de 2015, um sismo de magnitude 7.7, com epicentro no extremo nordeste do país, fez mais de uma centena de mortos no Afeganistão e outros 300 no vizinho Paquistão, onde mais de duas mil pessoas ficaram feridas.
pub