Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Sismo no Chile provoca retiradas da orla costeira mas não há notícias de vítimas

por Lusa

Um sismo de magnitude 6,9 na escala de Richter afetou na segunda-feira a zona central do Chile, sem notícias de vítimas, desencadeando uma retirada preventiva de pessoas da orla costeira das regiões de Valparaíso e O`Higgins.

Segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile, o abalo foi sentido às 18.38 locais (22.38 de Lisboa), com o epicentro situado no mar a 72 quilómetros a oeste de Valparaíso, zona onde nas últimas 24 horas se sentiram mais de 100 tremores.

Ao início, as autoridades chilenas tinham quantificado a magnitude do sismo em 6,7 na escala de Richter, mas posteriormente elevaram-na para 6,9.

O tremor foi sentido nas regiões entre a de Coquimbo, no norte de Chile, e a de Biobío, no sul, sem que se tenham produzido alterações assinaláveis nos serviços básicos ou nas infraestruturas.

O sismo afetou 34 cidades repartidas pela zona central do país, numa extensão de 800 quilómetros de território.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada (SHOA) informou que não há perigo de maremoto, mas as autoridades, de forma preventiva, ordenaram a retirada da população da orla costeira nas regiões de Valparaíso e O`Higgins.

Dezasseis minutos depois, esta ordem foi retirada e as pessoas, que tinham começado a procurar refúgio em locais seguros, autorizadas a regressar a casa.

O ministro do Interior, Mário Fernández, afirmou que o comportamento dos chilenos foi exemplar e que a situação no Chile é bastante normal, apesar da magnitude do sismo.

O mesmo elogio foi feito pelo chefe de gabinete da Presidente Michelle Bachelet, em declarações aos jornalistas no Palácio de la Moneda, sede do governo.

Reconheceu, que depois do terramoto, produziu-se um congestionamento do tráfego, em particular na cidade de Valparaíso, destacando a ausência de acidentes significativos.

O corpo dos Carabineiros do Chile informou que se registaram deslizamentos de terras e pedras na estrada internacional que liga à cidade argentina de Mendoza, onde o sismo também foi sentido com força, e desprendimentos similares no caminho Las Palmas, próximo de Valparaíso.

Tópicos
pub