Situação nas relações UE/Turquia "é insustentável", considera Comissário europeu

por Lusa

La Valleta, 28 abr (Lusa) -- O comissário europeu para o Alargamento, Johannes Hahn, defendeu hoje, em Malta, a melhoria das relações entre a União Europeia (UE) e a Turquia, sublinhando, que, tal como está "a situação é insustentável para ambas as partes".

"A situação atual, tal como está, não é sustentável e, de certa forma, é frustrante para ambas as partes", disse o comissário, à entrada para uma reunião informal dos ministros dos Negócios Estrangeiros, em Malta.

"Há tantas áreas em que precisamos de uma cooperação correta, amistosa e produtiva, que temos de ver como pode ser melhorada a situação com os nossos colegas turcos", disse.

Os Estados-membros da UE mostraram-se hoje divididos sobre o género de relação que deverá ser mantido com a Turquia, havendo quem apoie a continuação das negociações de adesão e que defenda a sua rutura, alegando que o desrespeito pelos direitos humanos mostrado por Ancara impossibilita qualquer conversação.

Se há ministros, como o austríaco ou o finlandês, que defendem o fim das negociações de adesão da Turquia à UE, outros, como o francês, sublinham o facto de o país ser membro da NATO e o acordo celebrado com o bloco europeu para conter o fluxo de migrantes.

A Alemanha opõe-se claramente ao corte de negociações com a Turquia, alegando ser uma opção que não ajuda em nada a situação.

As relações com a Turquia são um dos pontos da agenda da reunião informal.

Tópicos
pub