Somália. Pelo menos 15 mortos durante ataque a hotel em Mogadíscio

por RTP
Feisal Omar - Reuters

Pelo menos 15 pessoas morreram na sequência de um ataque terrorista do grupo al-Shabbab na capital da Somália, em Mogadíscio. Morreram oito civis, um soldado somali e os seis atacantes. De acordo com o porta-voz da polícia local, a operação das forças seguranças foi dada como terminada esta segunda-feira.

“A operação de buscas no hotel Vila Rose terminou”, indicou o porta-voz Sadik Dudishe. De acordo com este responsável, o grupo al-Shabbab “matou oito civis que estavam dentro do hotel”.

Acrescentou depois que também um soldado morreu durante o cerco ao hotel.

As forças de segurança conseguiram resgatar cerca de 60 civis e nenhum destes ficou ferido, indicaram as autoridades. Cinco militares ficaram feridos na sequência do tiroteio.

O porta-voz da polícia somali indicou que o ataque em causa durou perto de 21 horas e foi levado a cabo por seis terroristas. “Cinco foram abatidos e um fez-se explodir”, acrescentou o porta-voz da polícia.

O grupo al-Shabbab, ligado à al-Qaeda, procura há vários anos impor a lei sharia e derrubar o governo central da Somália, liderado pelo presidente Hassan Sheikh Mohamud. O executivo é apoiado por forças de manutenção de paz da União Africana.

Num ataque recente, a 29 de outubro, um ataque com dois carros com explosivos fizeram mais de 120 mortos e 300 feridos na capital da Somália. Este foi o ataque mais mortífero dos últimos anos naquele país.

De acordo com a ONU, só este ano morreram pelo menos 613 civis e mais de 940 ficaram feridos na sequência de atos terroristas na Somália.
pub