Sonda espacial chinesa pousa na lua para trazer rochas e detritos

por Lusa
A sonda chinesa visa recolher materiais lunares Tingshu Wang - Reuters

Uma sonda espacial chinesa pousou na Lua para recolher material da superfície e regressar depois à Terra, na primeira missão deste género desde os anos 1970, anunciou a Administração Espacial Nacional da China.

A sonda Chang'e 5 "pousou com sucesso" no local designado, por volta das 23h00 de terça-feira na China (15h00, em Lisboa), segundo o organismo estatal.

A mesmo fonte publicou imagens do terreno árido no local de pouso, onde a sombra da sonda pode ser vista.

O módulo foi lançado em 24 de novembro, a partir da ilha tropical de Hainan, no extremo sul do país.

Trata-se do mais recente empreendimento do programa espacial chinês, que enviou o seu primeiro astronauta ao espaço em 2003 e que tem uma nave a caminho de Marte. O programa visa, eventualmente, colocar um humano na Lua.

Os planos preveem que a sonda precisará de cerca de dois dias para perfurar a superfície lunar e recolher dois quilos de rochas e detritos. A amostra será colocada em órbita e transferida para uma cápsula que vai regressar à Terra, pousando nas pastagens da região da Mongólia Interior em meados deste mês.

Caso tenha sucesso, será a primeira vez que cientistas obtêm novas amostras de rochas lunares desde que uma sonda soviética aterrou na Lua, na década de 1970.

Espera-se que as amostras sejam disponibilizadas a cientistas de outros países, embora não seja claro quanto acesso a agência norte-americana NASA terá, face às rígidas restrições impostas pelo Governo dos Estados Unidos na cooperação espacial com a China.

A partir das rochas e destroços, os cientistas esperam aprender mais sobre a Lua, incluindo a sua idade precisa, bem como aumentar o conhecimento sobre outros corpos celestes do nosso sistema solar.

A recolha de amostras, inclusive de asteroides, é um foco crescente de muitos programas espaciais e o domínio da tecnologia pela China mais uma vez coloca o país entre as nações líderes em operações no espaço.

Tópicos
pub