Sporting e Benfica reeditam a festa do futebol

por Mário Aleixo - RTP
Sporting-Benfica: um jogo de duelos Epa-António Cotrim

Sporting e Benfica defrontam-se esta sexta-feira, a partir das 21h15, em Alvalade, num jogo da 17.ª jornada do campeonato da I Liga, em futebol. As equipas estão separadas por 16 pontos mas a história assegura que a festa e a emoção serão as mesmas de sempre.

Sporting e Benfica defrontam-se esta noite na última jornada da primeira volta da I Liga de futebol, num dérbi de grande rivalidade, do qual o FC Porto espera poder vir a tirar proveito.

A 17.ª jornada chega com Benfica e FC Porto praticamente isolados na candidatura ao título, separados por quatro pontos, mas com uma distância significativa para o Sporting, quarto, a 16 pontos das "águias", e 12 dos "dragões".

O jogo de hoje no Estádio José Alvalade (21h15), com arbitragem de Hugo Miguel, será para o Sporting antes de tudo uma questão de brio diante do rival, mas para o Benfica existe a importância de entrar nas contas da liderança, que manterá, independentemente do resultado.

Nos verde e brancos, o treinador Silas tem o central uruguaio Coates castigado e o avançado argentino Vietto lesionado. Os encarnados contarão nos convocados com Ferro, central que saiu tocado no jogo da Taça de Portugal com o Rio Ave.

Na conferência de imprensa de antevisão da partida o treinador dos "leões", Jorge Silas, disse que só tem lugar na equipa quem sentir a camisola que enverga e apostou tudo numa vitória.


No lançamento do desafio o técnico das "águias", Bruno Lage, reconheceu a importância do jogo que considerou de outra dimensão.


A partida mais empolgante da história do futebol português como se reconhece pelo jogo de palavras dos dois treinadores, realçado na compilação do jornalista João Gomes Dias.



FC Porto e Sporting de Braga na expetativa

Um pouco antes, às 19h00, o FC Porto recebe o Sporting de Braga, com o objetivo de vencer um adversário que tem desde há duas jornadas novo treinador, com a entrada de Rúben Amorim para o lugar de Sá Pinto.

Os "dragões" têm em dúvida Pepe e Nakajima, devido a questões físicas, mas voltam a contar com Corona, que falhou o jogo da Taça frente ao Varzim.

As equipas não apresentam baixas de última hora e nas conferências de imprensa de antevisão do encontro os dois treiandores, Sérgio Conceição e Rúben Amorim, cada um á sua maneira, manifestaram o desejo de vencerem o encontro e poderem tirar dividendos do jogo de Alvalade.

Programa da 17.ª jornada:

- Sexta-feira, 17 jan:

FC Porto -- Sporting de Braga, 19h00.

Sporting -- Benfica, 21h15.

- Sábado, 18 jan:

Desportivo das Aves -- Portimonense, 15h30.

Vitória de Guimarães -- Santa Clara, 15h30.

Tondela -- Moreirense, 18h00.

Belenenses SAD -- Vitória de Setúbal, 20h30.

- Domingo, 19 jan:

Paços de Ferreira -- Gil Vicente, 15h00.

Famalicão -- Marítimo, 17h30.

Rio Ave -- Boavista, 20h00.



pub