Sri Lanka confirma 100 mortos e 99 desaparecidos em inundações

por Lusa

Agalawatte, Sri Lanka, 27 mai (Lusa) -- O Governo do Sri Lanka informou que o número de mortos causados pelas cheias subiu para 100 e que há 99 desaparecidos, numa altura em que as autoridades e os residentes intensificaram as operações de busca e salvamento.

O centro de gestão de desastres informou que mais de 2.900 pessoas foram deslocadas, segundo a Associated Press.

Os militares usaram veículos blindados e barcos para transportar as pessoas para zonas seguras.

Os residentes disseram que há mais pessoas presas no interior das aldeias aonde os barcos não conseguem chegar.

O anterior balanço dado pelas autoridades na sexta-feira dava conta da morte de 91 pessoas e do desaparecimento de outras 110 na sequência das inundações que estão a afetar a região sudoeste do Sri Lanka.

A forte chuva registada nos últimos dias provocou inundações em cinco dos 25 distritos daquele país, incluindo a capital Colombo e várias zonas adjacentes, que afetaram mais de 20 mil pessoas.

Para as zonas afetadas foram destacados 250 operacionais e 28 equipas de resgate do Exército, bem como 85 unidades da Marinha, informou o secretário do Ministério de Gestão de Desastres, S.S. Miyanawala.

Foram igualmente mobilizados seis helicópteros e 21 embarcações para retirar as muitas pessoas que se encontram isoladas e sem meios para sair das zonas afetadas.

Em maio de 2016, uma intensa tempestade provocou chuvas torrenciais e inundações no Sri Lanka. Na altura, mais de 100 pessoas morreram e 300 mil pessoas foram obrigadas a sair das suas casas.

Tendo em mente o cenário registado no ano passado, as autoridades ordenaram a evacuação das zonas afetadas em 2016 e emitiram alertas de possíveis deslizamentos de terra em oito distritos do país.

A forte precipitação registada nos últimos dias no Sri Lanka, país normalmente afetado por chuvas durante a época das monções (que atinge o sul da Ásia no período do verão), surge após vários meses de seca.

Em finais do ano passado, o Sri Lanka foi atingido pela pior seca da última década, com cerca de 713.000 pessoas afetadas.

pub