Subiu para 81 o número de mortes causadas pelo coronavírus na China

por RTP

Foto: Carlos Osorio, Reuters

Já são quase 3 mil casos confirmados de infecção. Uma equipa de investigadores receia que o numero de infectados seja já nesta altura de mais de 40 mil e alerta para o perigo de uma epidemia global.

Whuan é por estes dias uma das 17 cidades desertas na China, com um total de 50 milhões de habitantes que estão de quarentena.

O objectivo é tentar conter a propagação do novo coronavírus, mas a medida pode ser tardia. Primeiro porque desde que o primeiro caso foi detectado já passou mais de um mês; e depois, sabe-se agora, o vírus pode propagar-se antes mesmo de haver sintomas na pessoa infetada.

De visita à cidade onde foi detectado o primeiro caso da nova estirpre, o primeiro ministro chinês admitiu que a situação é grave. Mas o país, disse, está a fazer tudo o que pode para conter o surto.

Dois novos hospitais improvisados devem estar prontos em duas semanas. Foram comprados mais de 200 mil fatos de protecção e 2500 médicos vão reforçar os serviços de tratamento.

Em plena época de ano novo lunar, aumentaram as restrições nos transportes e o governo decretou mais três dias de feriado.

Entre os quase 6 mil casos suspeitos, perto de metade foram confirmados. Já se registaram mais de 80 mortes.

A Organização Mundial de Saúde passou de moderado para elevado o nível risco de contaminação. Fora da China já há mais de 40 casos confirmados em pelo menos 12 países. O cenário de uma pandemia à escala global é cada vez mais provável.

Tendo por base modelos matemáticos, uma equipa de investigadores de Hong Kong
estima que o número de infectados seja superior a 40.000. Os peritos dizem que se não forem tomadas medidas drásticas, nomeadamente na restrição aos movimentos das populações os números vão subir para as centenas de milhar.´

Nesta altura ainda não há cura para o novo tipo de coronavírus, que tem origem em animais. No ser humano a infecção dá-se pelas vias respiratórias. Os sintomas revelam-se desde uma simples gripe a uma pneumonia grave.
pub