Subvariante Delta em Portugal. Investigador diz que "não há razão para preocupação"

por RTP

Em Portugal foram identificados nove casos da subvariante da mutação Delta do SARS-CoV-2, conhecida cientificamente por AY4.2. Há também casos no Reino Unido e Israel identificou o primeiro caso esta quinta-feira, associado a uma criança de 11 anos.

Miguel Prudêncio, investigador do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, explica à RTP que “ainda se sabe muito pouco sobre esta variante, uma vez que ainda não foi classificada de variante de interesse ou de preocupação”, e descarta, para já, motivos para preocupação excessiva.

“Não há nada desta variante neste momento que constitua motivo de preocupação substancial”, garante o investigador. “Não há dados que mostrem que é mais transmissível, que apontem para uma menor eficácia das vacinas e não há sequer dados que apontem para que ela esteja a dominar ou a ganhar terreno em relação à variante Delta original”, acrescenta.

Miguel Prudêncio observa que os casos identificados em Portugal desta subvariante AY4.2 começaram a aparecer em agosto e até ao momento ela não se tornou dominante, “ou seja, nada indica que ela tenha uma vantagem competitiva que a torne mais provável de vir a dominar o panorama do que a Delta”.

“São muitas as sublinhagens da variante Delta, esta é mais uma. Tal como as outras, é uma variante que devemos continuar a acompanhar, mas sem nenhuma razão de preocupação”, conclui o investigador.
pub