Tailândia. Gruta de Tham Luang vai ser transformada em museu

por RTP
A gruta onde ficaram presos os 12 meninos e o treinador Soe Zeya Tun - Reuters

A gruta onde ficaram presos, durante mais de duas semanas, os 12 menores e o treinador de futebol vai ser convertida em museu. Segundo a BBC, as equipas de resgate querem mostrar como foi feita a operação de salvamento e preveem que seja uma grande atração para a Tailândia.

Foi na terça-feira que as equipas de socorristas concluríram o resgate das últimas quatro crianças e do treinador que ainda estavam na gruta. Estão todos no hospital a receber tratamento médico e psicológico.

Narongsak Osottanakorn, responsável pela operação, revelou entretanto à BBC que a gruta vai ser transformada em museu vivo. O objetivo é mostrar como foi feito o resgate.

Por sua vez, o primeiro-ministro tailandês, Prayuth Chan-ocha, disse que vão ser implementadas precauções dentro e fora da gruta para proteger os turistas. Vários moradores pediram às autoridades que o local fosse sinalizado com mais alertas, pois está sujeito a inundações.

Os 12 rapazes e o treinador entraram na caverna pela primeira vez no dia 23 de junho, mas ficaram encurralados depois das inundações causadas pela chuva. O grupo foi encontrado por mergulhadores nove dias depois de ter desaparecido.
Gruta transformada em museu?

Segundo o jornal brasileiro Extra, já está em andamento o projeto para que a gruta se torne um local turístico. 

Ainda não foi revelado se o museu vai estar aberto todo o ano, tendo em conta as especificidades do clima tailandês, designadamente a chuva das monções. Foi por esta razão que os jovens e o treinador ficaram presos na gruta.
O salvamento no grande ecrã

Duas empresas cinematográficas querem transformar a história em filmes. Segundo a BBC, antes de o grupo ter sido resgatado a empresa cinematográfica norte-americana Pure Flix esteve no local a entrevistar as equipas de salvamento.

Michael Scott, cofundador da empresa, disse que a sua esposa era amiga de Samn Gunan, o mergulhador da marinha tailandesa que morreu enquanto participava no resgate. “Ver todos os atos heroicos da gruta e tirar todos os mergulhadores é um momento tão comovente e tão pessoal para mim”, disse Scott num vídeo filmado no local do resgate e publicado no Twitter.


Segundo a BBC, a empresa Ivanhoe Pictures, de Los Angeles, foi oficialmente escolhida pelo Governo tailandês e pela marinha para realizar o filme.
pub