Teerão e Washington realizam troca de prisioneiros após vários meses de tensão

por RTP
O Embaixador norte-americano na Suíça, Edward McMullen, cumprimentou o investigador Xiyue Wang em Zurique. Foto: Embaixada norte-americana na Suíça via Reuters

O Irão e os Estados Unidos realizaram este sábado uma troca de prisioneiros, num avanço diplomático raro entre os dois países. A troca aconteceu em Zurique, na Suíça, e envolveu um investigador sino-americano detido por Teerão e um cientista iraniano detido pelos Estados Unidos.

Este movimento diplomático ocorre num momento em que o Irão enfrenta fortes sanções impostas pelos norte-americanos e após os recentes protestos no país, que terão feito várias centenas de mortos nas últimas semanas.

Os responsáveis iranianos entregaram o investigador Xiyue Wang, detido em Teerão desde 2016. Em troca, os responsáveis norte-americanos entregaram o cientista Massoud Soleimani, que enfrentava a Justiça federal norte-americana.

Soleimani, que trabalha na investigação de células estaminais, hematologia e medicina regenerativa, foi detido pelas autoridades norte-americanas e acusado de violar as sanções comerciais aplicadas ao Irão, depois de ter tentado importar "material biológico" para o seu país.

Já Wang tinha sido sentenciado a dez anos de prisão no Irão por alegadamente se ter infiltrado no país e enviado material confidencial para o estrangeiro, acusações negadas pela Universidade de Princeton e pela família de Xiyue Wang.

Na sua página no Twitter, Donald Trump enfatizou que o cientista norte-americano tinha sido detido durante a Administração Obama. Salientou ainda que esta troca de prisioneiros comprova que os dois países conseguem chegar a um acordo.

"Obrigada ao Irão por uma negociação muito justa. Vejam, conseguimos chegar a um acordo!", disse o Presidente norte-americano.



Este avanço diplomático surge após meses de tensão entre os dois países no estreito de Ormuz e depois da retirada unilateral por parte dos Estados Unidos, já sob ordens da Administração Trump, do acordo sobre o programa nuclear do Irão, assinado em 2015.

Também no Twitter, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Mohammad Javad Zarif, anunciou a troca.

"Feliz por o professor Massoud Soleimani e o senhor Xiyue Wang se juntarem às suas famílias em breve", escreveu o ministro. Zarif agradeceu ainda "a todos os envolvidos, em particular ao Governo suíço".

Noutra publicação na mesma rede social, o ministro surge em duas fotografias ao lado de Massoud Soleimani, no regresso do investigador ao Irão.


A Embaixada da Suíça em Teerão foi a responsável pelas negociações e é um dos pontos de ligação diplomática entre Estados Unidos e Irão, uma vez que a Embaixada norte-americana na capital iraniana está encerrada desde 1979.

Já o secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Mike Pompeo, recordou que há mais americanos detidos no Irão.


"Os Estados Unidos não vão descansar até trazerem todos os americanos detidos no Irão e em todo o mundo até às suas casas", reforçou Pompeo.

c/ Lusa
pub