Tempestade de inverno deixa milhares de norte-americanos sem eletricidade

por RTP
Amira Karaoud - Reuters

Uma forte tempestade de inverno atingiu grande parte do leste dos Estados Unidos com neve, gelo e ventos fortes no domingo. Mais de 200 mil pessoas ficaram sem eletricidade nas suas casas e milhares de voos foram cancelados.

Os alertas climáticos estenderam-se por mais de 1.609 quilómetros de costa, desde o Estado do Alabama ao Maine, abrangendo mais de 80 milhões de pessoas. Os governadores da Geórgia, Virgínia, Carolina do Norte e Carolina do Sul declararam mestado de emergência devido à tempestade.

Mais de 200 mil casas e empresas relataram cortes de energia e mais de três mil voos de e para os EUA foram cancelados no domingo, de acordo com o site de monitorização de voos FlightAware. O Aeroporto Internacional Charlotte Douglas, na Carolina do Norte, foi um dos mais atingidos pela tempestade, com quase 90 por cento dos voos cancelados.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS, na sigla inglesa) diz que mais de 30 centímetros de neve são esperados em algumas áreas esta segunda-feira. A neve e o gelo podem resultar em "viagens perigosas, cortes de energia e quedas de árvores", alertou o NWS.



No Canadá é esperada a queda de 20 a 40 centímetros de neve para a manhã desta segunda-feira sobre o sul e leste da província canadiana de Ontário, que faz fronteira com o Estado de Nova Iorque. A tempestade chega no dia em que seriam retomadas as aulas presenciais, depois de terem sido prolongadas as férias de inverno devido à variante Ómicron do novo coronavírus.

A forte precipitação e formação de gelo nas estradas são uma grande preocupação, aumentando os alertas para que as pessoas evitem sair de casa. De acordo com a Associated Press, as patrulhas rodoviárias relataram centenas de acidentes rodoviárias.

Na Carolina do Sul, o governador Henry McMaster pediu aos moradores para fiquem nas suas casas.

"Esta vai ser uma tempestade muito forte na parte norte do Estado", disse McMaster, acrescentando que é "uma boa notícia" que a tempestade tenha ocorrido num fim-de-semana prolongado, com um feriado na segunda-feira, quando menos pessoas precisam de viajar.

Também existem previsões de possíveis inundações costeiras em algumas áreas, nomeadamente na cidade de Nova Iorque e partes de Connecticut.

"É possível que haja uma inundação generalizada moderada de áreas vulneráveis perto da orla e da costa, incluindo estradas, estacionamentos, parques e casas e empresas próximas da orla", disse o NWS em Nova Iorque no sábado.

As autoridades alertam para o fecho de estradas e possíveis danos estruturais devido às inundações.
Tópicos
pub