Tempestade Glória. Ventos fortes, chuva intensa e neve rumam a França

por RTP
Quique Garcia - EPA

O temporal que está a afetar, desde segunda-feira, a Península Ibérica e que já fez avultados estragos e pelo menos quatro mortos em Espanha está a dirigir-se para o sul de França.

Em Portugal, a região centro foi a mais afetada pela chuva e ventos fortes responsáveis pela queda de milhares de árvores e pela destruição de alguns telhados e outras estruturas.

Já em Espanha, a tempestade Glória afetou principalmente a costa mediterrânica e fez, até ao momento, quatro vítimas mortais. As Ilhas Baleares e a Comunidade de Valência estão em alerta máximo devido aos ventos de mais de 100 quilómetros por hora, chuvas intensas, forte agitação marítima e queda de neve.


Para além da agitação marítima, a tempestade Glória tem provocado ondas com uma altura muito superior ao normal no mediterrâneo e uma elevação do nível do mar nas Ilhas Baleares. Em Maiorca, nas Baleares, uma onde atingiu os 14,22 metros de altura, superando o recorde registado de 7,97 metros.


Com regiões sem eletricidade e mais de 30 províncias em alerta máximo, espera-se que estas condições meteorológicas em Espanha se mantenham até quarta-feira, uma vez que o temporal está a chegar ao sul de França, segundo especialistas.

Os Pirenéus franceses começaram a sentir os efeitos do temporal esta terça-feira, estando em alerta devido ao risco de chuvas fortes e queda de neve. Algumas das estradas principais já foram, total ou parcialmente, encerradas por precaução, como a Autoestrada 9 (A9), que liga França a Espanha.

A tempestade Glória já superou recordes e é, agora, considerada a pior dos últimos anos em Espanha.
Tópicos
pub