Texas. Preso condenado à morte pede adiamento para doar rim

por RTP
EPA

Um homem condenado à injeção letal no Estado do Texas pediu que a execução fosse adiada para realizar a doação de um rim. Ramiro González, de 39 anos, já apresentou um pedido formal de adiamento da execução que está marcada para 13 de julho, para poder doar a uma paciente urgentemente necessitado do órgão.

“Como posso dar vida de volta? Penso que esta é provavelmente a opção que está mais próxima disso”. Estas foram as declarações de Ramiro González, de 39 anos, ao Projeto Marshall sobre a razão pela qual pede um adiamento da sua injeção letal.

Os advogados do preso já pediram uma suspensão da execução para os próximos 30 dias ao governador do Texas, Greg Abbott, e uma outra suspensão a um comité de perdões e liberdades condicionais do Estado, de mais 180 dias, para que a doação do rim possa ser realizada.

A ideia para Ramiro González doar um rim começou com correspondência com Michael Zoosman, um antigo capelão de uma prisão e ativista anti-corredor da morte, de acordo com informações avançadas pelo britânico Independent.

Os dois têm trocado cartas desde janeiro de 2021. Numa das cartas, Zoosman explica a González que uma das mulheres que vive na sua comunidade estava à procura de um doador de rim e o preso respondeu prontamente que queria ajudar.

“Ele aceitou logo”, disse Zoosman ao Independent, acrescentando que Ramiro González quer encontrar uma maneira de poder salvar uma vida. Apesar de não ter sido considerado compatível com a paciente, da comunidade do capelão, González mantém a ideia de doar um rim.

O preso tem um tipo de sangue raro, o que pode ajudar outros que têm dificuldades, em encontrar correspondências para doação de sangue.

“Não há qualquer dúvida no meu ser de que o desejo de Ramiro em ser doador de um rim não está relacionado com uma tentativa apressada para parar ou adiar a sua execução”, explicou Zoosman. “Irei para o caixão a acreditar que isto é algo que Ramiro quer para poder emendar a sua relação com Deus”.

O Departamento de Justiça do Texas permite aos presos condenados doarem órgãos. No dia 11 deste mês, segunda-feira, o comité de perdões e liberdades condicionais vai votar o pedido de Ramiro González, que foi colocado no corredor da morte, depois de condenado pelo homicídio a tiro de uma mulher de 18 anos, em 2001.
Tópicos
pub