The Capital Gazette: cinco vítimas mortais no tiroteio em Maryland

por RTP
Joshua Roberts - Reuters

Um atirador matou cinco pessoas e deixou alguns feridos num escritório do jornal The Capital Gazette em Maryland, nos Estados Unidos. Segundo as autoridades norte-americanas, o incidente foi um "ataque direcionado". A equipa do jornal local, em Annapolis, disse que o atacante, armado com uma espingarda e granadas de fumo, disparou contra uma porta de vidro antes de seguir em direção à redação.

"Este foi um ataque contra a Capital Gazette", disse William Krampf, chefe do departamento da polícia do condado de Anne Arundel. O atirador "entrou no prédio com uma espingarda e procurou pelas vítimas enquanto caminhava pelo andar de baixo", acrescentou.

Até ao momento, a polícia ainda não encontrou um motivo. As autoridades têm estado à procura de ameaças "violentas" que foram feitas contra o jornal The Capital Gazette, através das redes sociais.

Phil Davis, um repórter do jornal norte-americano, estava no momento do crime na redação e foi relatando, através do Twitter, o que estava a acontecer no local.
 

As vítimas – entre os 34 e os 65 anos – já foram identificadas pela polícia. Wendi Winters, Rebecca Smith, John McNamara, Gerald Fischman e Rob Hiaasen eram jornalistas, editores e funcionários do jornal.
The Baltimore Sun

We profile our five colleagues killed in Thursday's shooting at the Capital Gazette.


As autoridades disseram que um homem, com cerca de 30 anos, foi detido no local do tiroteio e foi posteriormente interrogado. A polícia ainda não confirmou o nome do suspeito. A casa do indivíduo continua a ser investigada pela polícia.

No entanto, os media dos EUA identificaram o suspeito detido pela polícia como Jarrod Ramos, de 38 anos. Em 2012, Jarrod Ramos processou por difamação o jornal, mas sem sucesso. 

O The Baltimore Sun informou que a polícia se reuniu frente à casa de Ramos na quinta-feira após o ataque. Segundo o jornal, o suspeito tem uma "longa disputa" com a Capital devido a um relatório de 2011 sobre um caso de assédio criminal contra ele.

O executivo do condado de Anne Arundel, Steve Schuh, disse à CNN que o suspeito estava escondido sob uma mesa no prédio, quando as autoridades chegaram, em "60 segundos", após receberem a notícia do incidente. O executivo disse que não houve "troca de tiros".

Quando questionado pelos repórteres, Krampf disse que um possível "dispositivo explosivo" foi encontrado nas instalações, sendo posteriormente destruído. O chefe da polícia disse que era uma bomba de fumo.

Horas depois do tiroteio, The Capital Gazette confirmou que publicará uma nova edição nesta sexta-feira:

O Presidente norte-americano, Donald Trump já reagiu ao tiroteio, através do Twitter, demonstrando apoio às vítimas e familiares.
Melania Trump, a primeira-dama norte-americana, também publicou um tweet semelhante:
Em resposta a Donald Trump, dois redatores do jornal norte-americano, em entrevista à CNN, disseram que precisam mais do que orações depois dos colegas perderem a vida.

"Não estou a tentar tornar isso político, certo", disse a sobrevivente Selene San Felice. "Mas precisamos mais do que orações. Eu agradeço as orações. Eu estava a rezar o tempo todo quando estava debaixo da mesa. Quero as suas orações, mas quero outra coisa", continuou.

Um evento de arrecadação de fundos para ajudar a redação e a equipa do jornal norte-americano conseguiu angariar 50 mil dólares em oito horas. O dinheiro destina-se a despesas médicas, custos de funeral e obras no jornal.

A Capital Gazette publica vários jornais locais, incluindo um diário chamado The Capital, que tem uma história que remonta a 1884. É propriedade do Baltimore Sun Media Group.

Tópicos
pub