Timor-Leste. Presidente eleito encontra-se com chefe de Estado para discutir transição

por Lusa
Reuters

O presidente eleito José Ramos-Horta e o atual chefe de Estado timorense Francisco Guterres Lú-Olo reuniram-se hoje pela primeira vez desde as presidenciais para falar sobre o processo de transição.

José Ramos-Horta, que irá tomar posse a 20 de maio, explicou à Lusa que, durante o encontro, que decorreu num ambiente "muito positivo", apelou a um diálogo nacional alargado para responder aos problemas de Timor-Leste.

"Da minha parte, falei sobre a necessidade de haver diálogo nacional para enfrentar os desafios dos próximos cinco anos, consolidar a paz, a boa governação", disse Ramos-Horta.

O presidente eleito explicou que solicitou o encontro com Lú-Olo para falar sobre o programa de transição, antes da tomada de posse, e na sequência de uma primeira reunião das equipas de trabalho de ambos.

"O Presidente da República foi super atencioso, muito positivo, construtivo, recebeu-me muito bem", acrescentou.

Recorde-se que José Ramos-Horta toma oficialmente posse às 00:00 de 20 de maio (15:00 de 19 de maio), numa cerimónia que está a ser organizada pelas autoridades timorenses e onde devem participar convidados nacionais e internacionais, incluindo o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Ramos-Horta irá já presidir às cerimónias oficiais dos 20 anos da restauração da independência de Timor-Leste, a 20 de maio, à frente do Palácio Presidencial.

Tópicos
pub