Tiroteio "às cegas" no Texas faz várias vítimas

por RTP
DR

Cinco mortos e mais de 20 feridos, é o balanço de um tiroteio este sábado, no Texas, Estados Unidos da América.

Catorze pessoas foram hospitalizadas, de um total de 21 feridos.

Após admitir a existência de dois suspeitos, a polícia concluiu que se tratou apenas de um atirador, que acabou por ser abatido pelos agentes, junto ao cinema Cinergy.

O momento foi captado em vídeo, publicado depois na rede Twitter.

A morte do atacante ficou confirmada pela polícia de Midland.


"Foi confirmado que o atirador activo foi abatido a tiro em Cinergy, Odessa. Nenhum atirador permanecia activo nesta altura. Todas as agências estão a investigar relatos de possíveis suspeitos".



O atirador doi descrito como "um homem branco com cerca de 30 anos", de acordo com o Xerife de Midland, sem avançar qualquer identificação.

O atirador conduzia uma carrinha quando foi mandado parar pela polícia mas, em vez de obedecer, disparou contra o agente da autoridade.

Seguidamente começou a disparar indiscriminadamente contra várias pessoas, trocou a viatura por uma carrinha dos correios, e continuou a conduzir e a disparar.

Encurralado pelos agentes, acabou por se lançar contra um veículo e recusou render-se.

Entre o caos, várias agências de segurança colaboraram na perseguição do atirador e o próprio público terá auxiliado as autoridades com informações e vídeos sobre o ocorrido.
Dois suspeitos?
Pouco após o início do tiroteio, o departamento de polícia de Midland publicou um alerta na sua página no Facebook .

"Pensamos que existem dois atiradores diferentes em dois veículos separados. Um dos suspeitos deve estar em Cinergy, Midland, e o outro a circular em Loop 250 em Midland", referia o texto.

"Os dois veículos em causa são: um pequeno Toyota dourado/branco e uma carrinha postal", acrescentava. "Por favor mantenham-se afastados destes locais e dentro de casa", apelava o comunicado.

Na sua página também no Facebook, a polícia de Odessa afirmou que a carrinha postal foi roubada.

O ‘campus’ local da Universidade do Texas foi encerrado.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse no Twitter que estava a acompanhar a situação.

"Informado agora mesmo pelo procurador geral Barr sobre os tiroteios no Texas. FBI e agências de segurança em plena ação. Mais a seguir", escreveu Trump.

O ataque surgiu semanas depois de um dos maiores atentados de sempre contra a comunidade hispânica nos Estados Unidos, na cidade de El Paso, também no estado do Texas, que levou à morte de 22 pessoas.
Tópicos
pub