Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Tiroteio em hospital na República Checa provoca várias vítimas

por RTP
Reuters

Seis pessoas morreram depois de terem sido alvejadas a tiro numa sala de espera de um hospital da cidade checa de Ostrava por um homem. O atirador suicidou-se no momento em que foi encontrado pela polícia, depois de uma caça ao homem.

O primeiro-ministro revelou que os disparos de uma arma de fogo foram efetuados por um homem, na sala de espera do hospital. O atirador disparou sobre pelo menos sete pessoas ao entrar no hospital.

“Quatro pessoas tiveram morte imediata na sequência do tiroteio e duas outras, feridas, acabaram por falecer, infelizmente”, declarou o primeiro-ministro Andrej Babis, na televisão pública.

O ministro do Interior, Jan Hamáček, confirmou que o tiroteio ocorreu no hospital universitário de Ostrava e nas buscas para encontrar o suspeito em fuga foram mobilizadas unidades especiais de polícia e um helicóptero.

 


A operação de caça ao homem começou no norte e estendeu-se a toda a República Checa. A polícia checa anunciou entretanto que um homem se suicidou no carro que as autoridades procuravam como parte da caça ao atacante.

“Apanhámos o autor. O homem de 42 anos deu um tiro na cabeça antes da polícia o interceptar. Ele está morto. Agradecemos ao público pela cooperação e assistência na caça ao homem”, escreveu a polícia no Twitter.

A polícia de Ostrava divulgou a foto do suspeito do tiroteio nas redes sociais, mas a publicação foi apagada depois de o suspeito se ter suicidado.

O ataque, cujas causas ainda se desconhecem, ocorreu às 07h00 (06h00 em Lisboa).

Em declarações à televisão checa CT24, o diretor do hospital afirmou que “o plano de emergência foi ativado", fechando o hospital.

As autoridades evacuaram o hospital e o campus da Universidade Técnica de Ostrava, que fica nas imediações.

pub