Tomada de reféns em supermercado do sul de França

por RTP
Gonzalo Fuentes - Reuters (Arquivo)

Uma vasta operação policial está em curso num supermercado da localidade de Trèbes, no sul de França. Um homem que alega ser do grupo terrorista Estado Islâmico encontra-se barricado. A France Presse, citando fontes próximas da investigação, revela que há pelo menos dois mortos.

Na rede social Twitter, a polícia confirma que uma operação está em curso e que a zona do supermercado se encontra fechada. As autoridades pedem à população que “facilitem a circulação das forças da ordem”.

Segundo avança o jornal francês Le Figaro, o indíviduo entrou por volta das 11h15 locais (10h15 em Lisboa) no supermercado, tendo ouvidos disparos. A France Presse, citando fontes próximas da investigação, revela que há pelo menos dois mortos. O porta-voz do ministro do Interior disse aos jornalistas não poder confirmar o número de vítimas.

Tomada de reféns em França: acompanhe a situação ao minuto

Para além desta tomada de reféns, um sindicato da polícia anunciou que um homem disparou contra um polícia em Carcassonne, cidade que fica a cerca de dez quilómetros do supermercado onde decorre a tomada de reféns. O chefe do Governo francês confirmou que o agente não corre perigo de vida.

A relação entre os dois incidentes não está ainda oficialmente confirmada. No entanto, a imprensa francesa avança que o veículo do homem que disparou contra o agente em Carcassonne encontra-se estacionado junto do supermercado.

O primeiro-ministro francês já afirmou que está em curso um incidente “grave”. O primeiro-ministro francês admite que este será um “ato terrorista”. “As informações que temos levam-nos a pensar que este será um ato terrorista”, afirmou Édouard Phillippe, durante uma visita à cidade de Mulhouse.

O ministro francês do Interior já reuniu por videoconferência com as autoridades policiais e estará em Trèbes nas próximas horas. O caso está já nas mãos da secção de combate ao terrorismo da Procuradoria de Paris.




(Em atualização)
pub