Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Transmissão pelo ar. Centro de Controlo de Doenças dos EUA publicou alerta por engano

por RTP
Segundo as diretrizes do CDC, o novo coronavírus poderia ser transportado pelo ar por pequenas partículas, conhecidas por aerossóis. Reuters

O norte-americano Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) retirou esta segunda-feira de publicação diretrizes que disse ter publicado por engano e que alertavam para o risco de o novo coronavírus poder ser transmitido através de pequenas partículas no ar.

“Uma versão de rascunho com propostas de alteração às recomendações [do CDC sobre o novo coronavírus] foi publicada por engano no website oficial da agência” na sexta-feira, esclareceu o vice-diretor Jay Butler, acrescentando que essa versão não tinha sido alvo de qualquer revisão técnica.

Esta “falha do CDC” está a ser discutida pela agência para que não volte a ser repetida, garantiu Butler ao Washington Post. “Isto não pode voltar a acontecer”.

O documento agora retirado pelo CDC recomendava a população em geral a utilizar purificadores de ar para reduzir a circulação de germes e evitar, assim, que a Covid-19 se espalhasse em espaços fechados.

Segundo as diretrizes da agência, o novo coronavírus poderia ser transportado pelo ar por pequenas partículas, conhecidas por aerossóis, que conseguem permanecer suspensas e deslocar-se até dois metros de distância.

Antes de ter publicado por engano estas indicações, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA apenas referia a transmissão do vírus de pessoa para pessoa através de gotículas presentes nas vias respiratórias.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse, por sua vez, estar a monitorizar “novas evidências” sobre a possível transmissão do novo coronavírus pelo ar. Ainda assim, esta segunda-feira um membro dessa entidade assegurou que a política acerca da transmissão por aerossóis não foi alterada.

Desde que foi detetado pela primeira vez, em dezembro do ano passado, o novo coronavírus já infetou mais de 31 milhões de pessoas, das quais quase um milhão são vítimas mortais. Do total de contagiados, mais de 21 milhões já foram dados como recuperados.
Tópicos
pub