Três nigerianos resgatados em navio perto das Ilhas Canárias

por RTP
EPA

Três homens vindos da Nigéria sobreviveram durante 11 dias, em alto mar, escondidos num navio e equilibrando-se junto ao leme da embarcação. A guarda costeira espanhola resgatou os sobreviventes, na segunda-feira, quando o navio chegou à costa das Ilhas Canárias.

Através de uma publicação no Twitter, a guarda costeira espanhola informou que a embarcação chegou a Las Palmas, na Gran Canaria, após uma viagem de 11 dias, desde Lagos, na Nigéria.

As autoridades confirmaram que os migrantes foram levados para o porto e observados nos serviços de saúde. Segundo as mesma fontes, os homens foram encontrados sentados junto ao leme do petroleiro Althini II, de bandeira maltês.



“Não é o primeiro e não será o último. Os clandestinos nem sempre têm a mesma sorte”, reagiu nas redes sociais Txema Santana, jornalista e assessor de migração do Governo das Ilhas Canárias.



As perigosas travessias do norte de África para as Canárias aumentaram desde o final de 2019, depois de as verificações das rotas no Mediterrâneo terem sido reforçadas. Em outubro de 2020, quatro pessoas esconderam-se no leme de um petroleiro de Lagos, durante 10 dias antes de serem encontradas pela polícia, quando a embarcação chegou em Las Palmas.

Dados espanhóis revelam que a migração através do mar para o arquipélago aumentou 51 por cento nos primeiros cinco meses do ano, em comparação com o ano anterior. Recorde-se que morrem todos os anos milhares de pessoas durante estas viagens ilegais, cada vez mais perigosas devido ao uso de barcos insufláveis ou de madeira.
pub