Tribunal alemão rejeita recurso para prender novamente Puigdemont

por RTP
Fabian Bimmer - Reuters

Um tribunal alemão rejeitou hoje um recurso para voltar a deter o antigo líder catalão Carles Puigdemont, enquanto o Ministério Público pediu ao Supremo Tribunal do Estado de Schleswig-Holstein (norte) que se pronuncie sobre uma extradição para Espanha.

Puigdemont foi detido pela polícia alemã a 25 de março após atravessar a fronteira alemã vindo da Dinamarca.

A Espanha emitiu, então, um mandado de detenção europeu e de extradição sob as acusações de rebelião e de uso inapropriado de fundos públicos, queixas com base no não autorizado referendo de independência da Catalunha, realizado em 2017.

Puigdemont foi libertado a 06 de abril depois de tribunal ter indicado que o antigo presidente da Generalitat não poderia ser extraditado.

Ministério Público alemão quer extradição
O Ministério Público de Schleswig-Holstein indicou esta terça-feira que, face a novas informações fornecidas pelas autoridades espanholas, será aparentemente possível proceder à extradição.

Entre a nova informação recebida, estarão vídeos que mostram a violência contra a polícia espanhola e que levam o MP a considerar a magnitude dos desacatos poderão tornar admissível o pedido de extradição como as autoridades espanholas preconizam. A informação consta de um comunicado de imprensa do tribunal, que revela o pedido do Ministério Público.

Os procuradores sustentam que o pedido de extradição de Espanha por rebelião corresponderia a “uma responsabilidade penal por alta traição” e que a situação prefigura “uma violação da paz num caso particularmente grave”. O Ministério Público considera ainda existir perigo de fuga de Puigdemont.

c/Lusa

Tópicos
pub