Tribunal Consttucional são-tomense legitima direção de Agostinho Fernandes na ADI

por Lusa

O Tribunal Constitucional (TC) são-tomense legitimou, por unanimidade, o congresso do partido Ação Democrática Independente (ADI) que elegeu Agostinho Fernandes, presidente deste partido, disse hoje à Lusa fonte judicial.

"A decisão foi tomada por unanimidade", disse à Lusa o presidente do TC, Pascoal Daio, sublinhando que a direção de Agostinho Fernandes "já foi notificada" sobre o assunto.

Por seu lado, Agostinho Fernandes disse que a decisão do Tribunal Constitucional são-tomense "vai ao encontro" das suas expetativas.

Em contacto telefónico, o líder da ADI declinou prestar qualquer depoimento formal, remetendo mais declarações para segunda-feira, após uma reunião, este fim de semana, da direção do seu partido, saída do contestado congresso de 25 de maio e agora legitimada pelo Tribunal Constitucional.

O responsável pela comissão de gestão da ADI, criada por Patrice Trovoada, que abandonou o cargo de presidente há cerca de um ano, disse não ter "nada a dizer" sobre a decisão do tribunal.

"Não tenho nada a dizer. Eles (TC) pediram-nos esclarecimentos e nós demos. Não podem tomar decisões à revelia do partido", disse José da Graça Diogo à Lusa, referindo, porém, que "o partido marcou congresso (para 28 de setembro) e vai fazê-lo".

Tópicos
pub