Trump dá ordens ao Pentágono para preparar o domínio do cosmos

por RTP
Reuters

Donald Trump instruiu o Pentágono para criar um novo ramo das Forças Armadas, independente da Força Aérea, e especializado no domínio do espaço sideral. "Temos de dominar o espaço", disse o presidente dos EUA.

Segundo a Agência France Press, o presidente norte-americano, em discurso hoje proferido na Casa Branca, vangloriou-se do dinamismo da indústria aeroespacial dos Estados Unidos e considerou que ela constitui uma base sólida, não só para a hegemonia dos EUA na exploração da Lua e de Marte, mas também para qualquer possível guerra espacial do futuro.

Donald Trump afirmou nomeadamente que "a América será sempre a primeira no espaço. Não queremos que a China e a Rússia e outros países nos dominem, fomos sempre nós a dominar. A minha Administração vai retomar o facho de primeiro país da exploração espacial".

O inquilino da Casa Branca arbitrou ainda a discussão entre os que pretendem a exploração espacial sob a égide da Força Aérea e os que a querem no âmbito de um novo ramo das Forças Armadas: "Vamos ter um exército do ar e uma força armada do espaço, separada mas igual".

Trump assumiu também a sua convicção de que, "para defender a América, não basta uma simples presença no espaço, nós temos de dominar o espaço"

Donald Trump é o primeiro presidente dos EUA desde 1972 a ter ordenado a organização de uma nova alunagem, e também a organização de expedições a Marte. Ele promoveu além disso a desregulamentação dos lançamentos de foguetões ou satélites, para agilizar a entrada de empresas privadas na corrida ao espaço.
pub