Trump descobre o aquecimento global mas espera que tudo melhore

por RTP
Jonathan Ernst, Reuters

O presidente norte-americano admitiu pela primeira vez que as alterações climáticas não sejam uma invenção de militantes ambientalistas. Mas, no mesmo fôlego, manifestou a esperança de que essas alterações sejam reversíveis.

Numa entrevista à cadeia de televisão CBS, Donald Trump afirmou ontem: "Acho que alguma coisa se passa. Alguma coisa está em vias de mudar e vai mudar novamente (...) Não creio que seja uma invenção. Penso que provavelmente há uma diferença. Mas não sei se é feita pelo homem. Eu diria o seguinte: 'Não quero abrir mão de milhares e milhares de milhões de dólares. Não quero perder milhões e milhões de empregos' (...) Não nego as alterações climáticas. Mas elas poderiam muito bem voltar para trás. Estamos a falar de mais de ... milhões de anos".

Em Novembro de 2012, Trump ainda dizia, num tweet de então, que as alterações climáticas eram uma invenção dos chineses para tornar menos competitiva a indústria transformadora dos EUA. Esta teoria da conspiração foi depois ridicularizada e o presidente norte-americano explicou que estava apenas a gracejar sobre o papel dos chineses, mas não sobre o carácter fantasioso das alterações climáticas.

O inquilino da Casa Branca questionou além disso o vínculo que cientistas têm estabelecio entre as alterações climáticas conduzindo ao aquecimento global e, por outro lado, o crescendo de furacões: "Dizem que tivemos furacões muito piores que o que tivemos agora com 'Michael'". E acrescentou: "Você teria de mostrar-me que cientistas são esses, porque eles têm uma grande agenda política".
pub