Trump descontente com progressos de desnuclearização da Coreia do Norte

por RTP
Trump culpa a China pelos progressos lentos em relação à Coreia do Norte Reuters

O Presidente dos Estados Unidos da América cancelou a visita do Secretário de Estado Mike Pompeo à Coreia do Norte. Donald Trump afirmou que está insatisfeito com os progressos em relação ao compromisso de desnuclearização do país.

Trump justifica esta decisão com os progressos lentos em relação ao objetivo norte-americano para a desnuclearização da Coreia do Norte.

No Twitter, o presidente dos EUA escreve que pediu ao "Secretário de Estado Mike Pompeo para não ir à Coreia do Norte, nesta altura, porque sinto que não estamos a ter progressos suficientes em relação à desnuclearização da Península coreana".

Diz ainda o Trump que por causa da posição mais dura dos EUA em relação ao comércio com a China, não acredita que "eles (chineses) estejam a ajudar em relação ao processo de desnuclearização como já estiveram (apesar das sanções das Nações Unidas que estão em curso)".

Trump termina, numa sequências de tweets publicados, a afirmar que o "Secretário Pompeo espera visitar a Coreia do Norte num futuro próximo, provavelmente depois de resolvida a nossa relação comercial com a China. Até lá gostaria de enviar os meus mais sinceros cumprimentos e respeito ao Chairman Kim. Espero vê-lo em breve!".
pub