Trump e Kim Jong-un. De "Little Rocket Man" a "muito respeitável"

por RTP
Encontro de Kim Jong-Un com Donald Trump deverá acontecer em maio ou junho Reuters

O discurso do presidente norte-americano tem mudado de forma substancial em relação ao líder da Coreia do Norte. Passou de "Little Rocket Man" para um homem "muito respeitável". Palavras de Donald Trump durante um encontro com o Presidente francês Emmanuel Macron.

Questionado sobre a situação com a Coreia do Norte, em particular sobre a data em que deverá ser realizada reunião com Kim Yong-un, o presidente dos EUA afirmou que o líder norte-coreano tem tido uma atitude "muito respeitável" e que as negociações estão a correr muito bem.

"Foi-nos dito diretamente que eles gostavam que a reunião acontecesse o mais rápido possível, e pensamos que isso é uma coisa muito boa para o mundo", disse Trump. "Temos tido conversas muito boas", acrescentou.

Kim Jong-un, de acordo com Trump, tem tido uma atitude "muito aberta e muito respeitável".

Sem adiantar uma data concreta, o presidente dos Estados Unidos voltou a afirmar que a reunião deverá acontecer em finais de maio ou junho.

O elogio de Trump a Kim contrasta com comentários que fez no passado, como quando lhe chamou "Little Rocket Man", numa alusão à pequena estatura do líder norte-coreano e aos ensaios de lançamento de mísseis do seu regime.

C/ Lusa

Tópicos
pub