Trump faz ultimato aos republicanos sobre lei da saúde

por RTP
Carlos Barria - Reuters

O Presidente norte-americano exige aos legisladores do próprio partido que aprovem esta sexta-feira a nova Lei de Cuidados de Saúde. Se não conseguir reunir apoios suficientes, a Administração Trump prossegue com o Obamacare.

A nova lei deveria ter sido votada já na quinta-feira, mas alguns legisladores do próprio Partido Republicano mostraram-se adversos às alterações durante uma maratona de discussões, que terminou horas mais tarde com o adiamento da votação.  
 
Perante o impasse, o Presidente dos Estados Unidos já disse que não vai permitir mais adiamentos e fez avisar através de Paul Ryan, presidente da Câmara dos Representantes, que a medida terá de passar esta sexta-feira, ou não será aplicada de todo.  
 
Antes, também o deputado responsável pelo orçamento, Mick Mulvaney, anunciara a exigência do Presidente norte-americano em ver aprovada a lei esta sexta-feira.   
 
De assinalar que a votação da nova lei de cuidados de saúde foi adiada para quinta-feira, de forma a coincidir com o sétimo aniversário da assinatura do Affordable Care Act , também conhecido como Obamacare, mas a votação acabou por ser adiada de forma a evitar uma derrota na primeira mudança legislativa a nível interno da nova administração norte-americana.  
 
O gabinete do Orçamento da Câmara dos Representantes já avisou que o novo programa proposto por Donald Trump irá custar mais aos norte-americanos. E essa é precisamente a crítica de alguns deputados republicanos mais conservadores. Outros colocaram em discussão os custos específicos que a mudança de lei traria para os norte-americanos, fazendo menção a Estados específicos.
 
 
Tópicos
pub