Trump nomeia Raymond McCaster novo Conselheiro de Segurança

por RTP
DR

McCaster é um militar - tem o posto de tenente general - muito conhecido nos EUA pelo seu pensamento estratégico e tático. A sua seleção por parte de Donald Trump para substituir Michael Flynn surpreendeu contudo muitos analistas, já que McCaster é igualmente conhecido por questionar a autoridade.

Herbert Raymond McCaster, tem 45 anos e graduou-se em West Point, a mais famosa academia militar norte-americana. Tem um doutoramento em história norte-americana e em 2014 foi incluído na lista da Times Magazine das 100 pessoas mais influentes - em parte pela sua vontade de agitar o sistema.

Veterano de combate, ficou conhecido na primeira guerra do Golfo - recebeu a medalha Silver Star - depois de comandar um pequeno contingente de tropas americanas que, em 1991, destruiu uma força consideravelmente maior da Guarda Republicana, naquela que muitos consideram a maior batalha de blindados desde a Segunda Grande Guerra.

"É muito respeitado por todos no mundo militar e estamos muito honrados de o ter connosco", disse Donald Trump aos jornalistas em West Palm Beach, onde passou o fim de semana. "É um homem de tremendo talento e tremenda experiência".O Conselheiro de Segurança é um adido do Presidente independente e cuja nomeação não necessita ser confirmada pelo Senado, que deve estar presente nas reuniões do Conselho Nacional de Segurança, ao lado dos líderes do Departamento de Estado, do Departamento de Defesa e de agências chave de segurança.

Um militar reagiu à nomeação sob anonimato, referindo que Trump tem a sua própria "Guarda Republicana", formada por adidos e conselheiros, com a qual H.R. McCaster "poderá ter mais dificuldade de lidar do que com os iraquianos".

A fama de McCaster espalhou-se depois do seu livro Dereclition of Duty, publicado em 1997, no qual desfez a liderança militar e política dos EUA na guerra do Vietname.

A escolha de Trump foi elogiada por um dos seus mais importantes apoiantes no Congresso, o senador republicano Tom Cotton, que se referiu a McCaster como "um dos melhores líderes de combate da nossa geração e também um grande estratega. Um verdadeiro guerreiro-académico e estou confiante que irá servir bem tanto o Presidente como o país".

Além de nomear McCaster como conselheiro para a Segurança Nacional, Trump nomeou Keith Kellogg, um general do exército reformado, como chefe de gabinete do Conselho de Segurança Nacional.

Já John Bolton, que chegou também a ser considerado por Trump para Conselheiro de Segurança, irá servir a Administração de outra forma, referiu Trump.

McCaster substitui Michael Flynn que se demitiu a semana passada depois de admitir que omitiu parte das suas conversas com o embaixador russo nos EUA, ainda durante o período de transição entre Presidentes.

A primeira escolha de Trump para substituir Flynn foi o vice-almirante Robert Harward que declinou o convite.
Tópicos
pub