Trump quer americanos na Lua a caminho de Marte

por RTP
Carlos Barria - Reuters

É a mais recente novidade do Presidente norte-americano. Donald Trump revelou esta tarde que ver ver os americanos de novo na Lua e mais além: Marte.

"Desta vez, não será somente lá colocar uma bandeira e deixar as nossas pegadas. Iremos estabelecer uma base para uma missão posterior até Marte e talvez um dia a outros mundos", declarou numa cerimónia na Casa Branca, na presença de Harrison Schmitt, um dos últimos americanos a pisar a Lua há 45 anos.

"Hoje compromete-mo-nos a que não seja o último", comentou Trump. "Sonhamos em grande", acrescentou, prometendo que os EUA irão continuar a ser líderes na exploração espacial.

O Presidente não aprofundou nem o financiamento nem o calendário de tal empreitada. A concretizar-se, esta será a primeira missão lunar americana desde 1972.

Trump assinou para o efeito uma diretiva a pedir à NASA que aplique os seus esforços para missões habitadas para o espaço longínquo, uma prioridade que recebe aplausos transversais de todo o espectro político.

Também Barack Obama falou em enviar a Marte uma missão habitada, que considerou, mesmo antes de abandonar o cargo, um objetivo "claro para o próximo capítulo da histórica da América no espaço: enviar homens para Marte no decénio de 2030 e fazê-los regressar à Terra em segurança".

Marte encontra-se a 225 milhões de quilómetros da Terra. Para já, chegar ao planeta vermelho exige verdadeiras proezas técnicas e um orçamento gigantesco.
pub