Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Trump rezou perante o caixão da juíza progressista Ruth Bader Ginsburg

por Lusa

O Presidente dos EUA, Donald Trump, rezou hoje em frente do caixão da juíza progressista Ruth Bader Ginsburg, falecida na passada semana.

Usando uma máscara de proteção preta e acompanhado da mulher, Melania, Trump guardou um momento de silêncio perante os restos mortais da juíza, que é um ícone feminista e que morreu na sexta-feira, aos 87 anos.

Este gesto do Presidente surpreendeu muitos analistas, já que não é comum Trump homenagear personalidades que lhe sejam ideologicamente afastadas, como era o caso de Ginsburg.

O Presidente considerou Ginsburg uma "mulher fantástica", elogiando a sua prestação no Supremo Tribunal de Justiça, mas, ainda assim, algumas das pessoas que assistiram à visita de Trump junto do caixão da juíza apuparam-no e entoaram brevemente o cântico "Votem contra ele!".

A morte de Ruth Bader Ginsburg abriu a possibilidade de Trump nomear mais um juiz para o Supremo Tribunal, podendo deixar este órgão com uma maioria conservadora de seis contra três juízes.

Trump disse na segunda-feira que espera que a nomeação aconteça antes das eleições presidenciais, marcadas para dia 03 de novembro, e que anunciará no sábado a sua indicação do novo juiz, que o senado, onde o Partido Republicano detém a maioria dos assentos, precisa de aprovar.

Tópicos
pub