Turquia diz que "não há necessidade" de retomar ofensiva contra curdos

por Lusa
Stoyan Nenov - Reuters

A Turquia "não tem necessidade" de retomar a sua ofensiva contra as forças curdas no norte da Síria, que se retiraram das zonas fronteiriças, anunciou na noite de terça-feira o Ministério da Defesa turco.

"Neste ponto, não existe necessidade de desencadear uma nova operação", anunciou o ministério em comunicado.

A Turquia lançou a 09 de outubro uma ofensiva no norte da Síria, batizada de "Fonte de paz", que visava as milícias curdas da Unidades de Proteção Popular (YPG, na sigla original), considerada terrorista pelo Governo de Ankara.

Depois de um acordo alcançado pelo vice-Presidente norte-americano Mike Pence, Ancara aceitou a 17 de outubro suspender a sua ofensiva durante cinco dias, um prazo que terminava na terça-feira às 20h00 de Lisboa.

O acordo previa a criação de uma "zona de segurança" de 32 quilómetros de distância da fronteira.

"Ao final de um período de 120 horas, os Estados Unidos anunciaram que a retirada das YPG da zona foi alcançada", precisou o ministério turco.

De acordo com fonte diplomática turca, a retirada curda foi confirmada ao telefone pelo secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, numa conversa com o seu homólogo turco, Mevlut Cavusoglu.

O anúncio turco surge depois de os presidentes russo e turco, Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan, respetivamente, terem chegado a um acordo para controlar a fronteira entre a Turquia e a Síria, promovendo patrulhas conjuntas.

Tópicos
pub