Turquia: partidos polemizam sobre a contagem de votos

por RTP
Alkis Konstantinidis, Reuters

A noite promete ser longa: a contagem de votos começou, mas a forma como estão a ser anunciados os primeiros apuramentos é vigorosamente contestada pela oposição.

Segundo a agência noticiosa estatal Anadolu, citada pelo diário Hürryiet, havia, às 19h30 (hora local, equivalente a 17h30 GMT) 39 por cento dos votos contados. Nessa contagem parcial, o presidente recandidato, Recep Tayyip Erdoğan, estaria à frente com 57,1 por cento dos votos. Em segundo lugar, viria o mais destacado candidato da oposição, Muharrem İnce, com 28,2 por cento.

A confirmar-se esta tendência, ela equivaleria à vitória de  Erdoğan, que segundo a grande maioria dos analistas só será possível na primeira volta. Com efeito, os cinco candidatos da oposição e os respectivos eleitorados não deixam dúvidas sobre a sua inclinação para concentrar votos em Ince, no caso de uma segunda volta.

Acontece que a tendência anunciada pela agência noticiosa estatal é contestada por Bülent Tezcan, porta-voz do partido que lançou a candidatura de Ince, o CHP. Segundo este responsável, a Anadolu está a tentar distorcer a percepção das eleições, num momento em que a liderança de Erdoğan na contagem é muito mais tangencial. Segundo İnce o presidente tem neste momento 40,35 por cento dos votos e apenas estão aberto 5 por cento das 180.000 urnas.

İnce acusou além de isso de "manipulação" a Anadolu, por ter anunciado em primeiro lugar os resultados das regiões em que Erdoğan dispõe de uma vantagem mais confortável.
pub