Turquia tenta apoio do Curdistão contra o PKK

por João Fernando Ramos, Andreia Filipa Novo, Rui Sá

Ancara tentam aliciar os curdos iraquianos com promessas de apoio à autonomia, e apoio militar aos Peshmerga, pedindo em troca garantias de que o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (turco) não terá apoios na retaguarda da frente de batalha interna na Turquia.
De visita oficial ao Iraque o Primeiro-ministro turco teve um encontro oficial com o presidente do Curdistão.
A aproximação não é no entanto, no entendimento de José Teixeira Fernandes, "sinal de que um estado curdo está mais perto de ser realidade".

As relações entre a Turquia e o Iraque estão tensas devido à presença no norte do país de tropas de Ancara. Uma presença que não é sancionada pelo governo de Bagdade mas que Binali Yildirim, o Primeiro-ministo turco, justifica com a necessidade de treinar as forças locais para combater o Estado Islâmico e travar o avanço do PKK, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão, que a Turquia inclui na lista das organizações terroristas.

O especialista em geopolítica do Jornal 2 recorda que uma aliança, ainda que temporária de Ancara com o governo autónomo do Curdistão Iraquiano, serve os propósitos de ambas as partes - Contrariar o poder crescente do governo central do Iraque, que é xiita, e em troca privar o PKK de bases de apoio naquela zona.

Lembre-se que no Iraque uma das pontas de lança da libertação do país são os combatentes Peshmerga, as tropas de elite curdas, que têm sido fundamentais em batalhas como a de Mossul.

Os Estados Unidos da América garantem o armamento dos Peshmerga que nos últimos anos assumiram a linha da frente no combate ao Estado Islâmico a troco da promessa de apoio à ideia de um país independente. O governo federal do Iraque já deixou, no entanto claro, não dará independência aquela zona do norte do país extremamente rica em petróleo e gás natural.

O Curdistão Iraquiano acalenta o sonho de ser o berço de um país independente que se estenderia daquele território à zona norte da Síria e ao sul da Turquia. A intervenção turca visa travar essas pretensões... com apoio militar à região autónoma.

No terreno curdos, tropas de elite iraquianas e os seus aliados xiitas do Irão e do Hezbebolh travam uma batalha decisiva pela libertação da segunda maior cidade do país, há quatro anos nas mãos do Estado Islâmico.

Esta segunda feira novas zonas do leste de Mossul foram libertadas.

Desde que foi lançada a ofensiva para expulsar os 'jihadistas', a 17 de outubro, mais de 125 mil civis fugiram da cidade que se estima possa ter no interior ainda um milhão de pessoas.

De acordo com as Nações Unidas, no total 10 milhões de civis precisam neste momento de ajuda humanitária no Iraque.
pub