A rede social Twitter anunciou que um número restrito de utilizadores com uma larga audiência na plataforma nos EUA pode vir a testar novas funcionalidades que permitem propor formatos e conteúdos pagos.
“A opção 'Ticketed Spaces' ajuda-vos a criar experiências áudio em direto no ‘Twitter Spaces’, pelas quais o vosso público está disponível para pagar”, explicaram, em comunicado, Ellen Havlicek e Esther Crawford, gestoras de produto do Twitter.
"Já a opção 'Super Follows' vai permitir criar uma relação direta com os vossos subscritores mais fiéis, o que pode gerar um rendimento mensal", acrescentaram as responsáveis.
Através do "Ticketed Spaces" as estrelas do Twitter vão poder vender bilhetes de entrada virtuais para os eventos áudio, com preços a variar entre um dólar e 999 dólares.
Os ‘"super" subscritores vão, por seu lado, poder pagar pacotes mensais de três, cinco ou 10 dólares para aceder a conteúdos exclusivos.
“Queremos ajudar a fazer do Twitter não apenas um espaço simpático para interagir com o público, mas também um espaço onde podem ganhar dinheiro com conversas estimulantes”, garantiram as gestoras de produto da rede social.
O Twitter fica com 3% das receitas destas duas novas funcionalidades até um teto de 50 mil dólares. Acima desse montante a rede social cobra uma comissão de 20%.
As receitas podem permitir à empresa diversificar as suas fontes de receita, que se baseiam atualmente, na grande maioria, em publicidade.