Ucrânia garante que repeliu forças russas para perto da fronteira em Kharkiv

por RTP

A Ucrânia garante que repeliu as forças russas para uma área próxima da fronteira nordeste do país com a Rússia, na região de Kharkiv. De modo simbólico, militares ucranianos reinstalaram um ponto de controlo fronteiriço nesta zona, que estava sob domínio russo quase desde o início da guerra.
.
Moscovo falha assim para já o controlo da 2ª maior cidade ucraniana.
.

Na zona de Kharkiv, as forças ucranianas terão conseguido uma importante vitória ao obrigar ao recuo das tropas de Moscovo até à fronteira com a Rússia. Deste modo, os russos falham o controlo da segunda maior cidade ucraniana.

Segundo o Ministério da Defesa britânico, as forças russas terão perdido já um terço das suas tropas no terreno, o que pode estar a obrigar as chefias militares a alterar a estratégia.

Os militares russos terão também abandonado o objetivo de uma intervenção em larga escala de Izyum até à cidade de Donetsk, preferindo agora concentrar a batalha em Lugansk.

Com a intenção de fazer um cerco às tropas ucranianas muito mais restrito do que o inicialmente previsto, continua a manter-se a intenção dos russos em controlar a zona sul que liga a Rússia à Crimeia.
pub