UE e Londres acordam declaração política da futura relação

por RTP
O acordo foi concluído após um encontro em Bruxelas, na noite de quarta-feira, entre Theresa May e Jean-Claude Juncker Yves Herman - Reuters

A Comissão Europeia e o Reino Unido chegaram a um "acordo de princípio" para a declaração política que vai estabelecer as bases do relacionamento entre ambos após o “Brexit”. Desta forma, tanto a declaração política como o acordo de saída podem ser aprovados na cimeira de domingo.

Bruxelas e Londres chegaram a um “acordo de princípio” quanto à declaração política que abrange questões de funcionamento relativas à cooperação económica, política externa, justiça e segurança, entre outras questões, diz o presidente Conselho Europeu.

"Acabei de endereçar aos 27 um rascunho da declaração política da futura relação entre a União Europeia e o Reino Unido. O presidente da Comissão Europeia [Jean-Claude Juncker] informou-me que foi alcançado um acordo de princípio a nível político entre os negociadores, que será sujeito ao aval dos líderes", escreveu Donald Tusk na sua conta na rede social Twitter.

 


A primeira-ministra britânica vai fazer uma declaração perante os deputados, esta tarde, em que poderá dar mais detalhes sobre os contornos do acordo que visa estabelecer uma "parceria económica ambiciosa, ampla e equilibrada".

Theresa May comunicou aos membros do Executivo, através de videoconferência, os avanços feitos nas negociações com Bruxelas.

De acordo com a agência Reuters, o texto refere que "uma área de livre comércio e uma cooperação setorial mais ampla ... será sustentada por dispositivos que assegurem condições equitativas".

Ainda segundo o documento, a relação pós-Brexit respeitaria "a integridade do Mercado Único da União e da União Aduaneira, bem como o mercado interno do Reino Unido, e reconheceria o desenvolvimento de uma política comercial independente do Reino Unido para além desta parceria económica".

O rascunho da declaração será agora examinado pelos representantes do restantes 27 Estados-membros, reunidos em Bruxelas, esta quinta-feira.

Este é um documento diferente do Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia e apresenta desenvolvimentos em relação ao esboço já apresentado.
Tópicos
pub