UE envia mais 54,5 ME para ajuda humanitária na região africana dos Grandes Lagos

por Lusa
Mohamed Nureldin Abdallah - Reuters

A União Europeia (UE) anunciou hoje um novo financiamento de 54,5 milhões de euros em ajuda humanitária para a região dos Grandes Lagos, em África.

Segundo um comunicado, a ajuda irá responder às necessidades dos mais vulneráveis na República Democrática do Congo (RDCongo), República do Congo e Burundi e irá apoiar os refugiados burundianos na RDCongo, Ruanda e Tanzânia.

"Muitas pessoas na região dos Grandes Lagos enfrentam conflitos e violência, catástrofes naturais, bem como surtos recorrentes de epidemias, tais como cólera, sarampo e Ébola - uma ameaça que ressurgiu recentemente na região. A covid-19 e as suas implicações sanitárias e socioeconómicas exacerbam ainda mais a situação humanitária", refere o comissário europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic, destacando que "a magnitude da crise humanitária, especialmente na República Democrática do Congo, é muito preocupante".

Mais de 80% da verba será enviada para a RDCongo (44 milhões), com um envelope de nove milhões de euros a ser destinado ao Burundi e o Congo-Brazzaville a receber 1,5 milhões de euros.

O apoio da UE será utilizado para fornecer assistência alimentar, sanitária e de proteção, melhorar a preparação para situações de emergência e de catástrofe e aumentar o acesso à educação das pessoas deslocadas.

Tópicos
pub