Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Um milhão deve beneficiar de redes para prevenir malária no norte de Moçambique

por Lusa

Mais de um milhão de pessoas deverão beneficiar da distribuição gratuita de redes mosquiteiras que decorre a partir de hoje na província do Niassa, norte de Moçambique, uma das mais afetadas pela malária, disse à Lusa fonte sanitária.

A distribuição decorre até sábado e faz parte de uma campanha de prevenção da malária em que a direção provincial de saúde vai investir cerca de um milhão de euros, financiamento atribuído pelo Estado moçambicano e por parceiros de cooperação.

As ações abrangem os 16 distritos da província e incluem ainda formação sobre prevenção da malária e aluguer de meios de transporte para atendimento de população em zonas remotas.

A distribuição de redes mosquiteiras decorre nos distritos do extremo norte do Niassa até sábado e numa segunda fase nos distritos a sul, de 09 a 13 de maio.

O Dia da Malária celebra-se hoje em todo o mundo.

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, referiu numa mensagem alusiva à data que a doença ainda é "a principal causa de morte" no país.

Fazer a pulverização das casas e usar redes mosquiteiras para evitar o contacto com mosquitos que transmitem parasitas da malária são duas das medidas que o Presidente pede para toda a população seguir.

Moçambique e Angola estão entre os oito países com mais mortes por malária no mundo, representando juntos 7% do peso global da doença, de acordo com um relatório anual da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado em dezembro.

Tópicos
pub