Um morto e mais de 200 doentes devido a um surto de cólera em Moçambique

por Lusa

Maputo, 17 jan (Lusa) - Um surto de cólera que eclodiu em janeiro em Moçambique matou uma pessoa e afetou mais de 200, disse hoje à Lusa a diretora-adjunta de Saúde Pública, Benigna Matsinhe.

"Temos registado estes casos em alguns pontos do país e, até ao momento, a nossa preocupação tem sido monitorizar a situação e, ao mesmo tempo, assistindo os doentes", declarou à Lusa Benigna Matsinhe, avançando que, desde janeiro, foram registados 217 casos de cólera em Moçambique.

De acordo com a diretora-adjunta de Saúde Pública, as províncias de Maputo, sul de Moçambique, e Nampula, no norte, são as mais atingidas pelo surto, estando o Governo moçambicano a preparar-se para implementar o Plano de Contingência contra a doença, orçado em 59 milhões de meticais (780 mil euros).

"Tivemos 126 casos em Nampula, 55 na capital do país, e Maputo província, com 36", avançou a diretora-adjunta de Saúde Pública, acrescentando que o caso da vítima mortal deu-se na cidade de Maputo.

Além do calor, que é propício à ocorrência deste tipo de doenças, as autoridades moçambicanas apontam a falta de higiene pessoal e coletiva, o deficiente saneamento público e a chuva como os principais fatores da propagação da cólera.

"Temos apostado nas campanhas de saneamento nas comunidades, disseminando mensagens que mostrem a necessidades de as populações começarem tomar atenção", referiu Benigna Matsinhe.

Tópicos
pub