Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Um morto em explosão junto ao FSB no norte da Rússia

por RTP
Twitter

A vítima mortal confirmada é um habitante local de 17 anos que provocou a explosão à entrada da delegação dos Serviços Federais de Segurança (FSB), em Arkhangelsk, cidade no norte da Rússia. Três feridos – todos empregados daquela agência – foram levados para o hospital. O incidente desta quarta-feira está a ser investigado pelas autoridades russas como uma ação terrorista.

O comité antiterrorista russo já confirmou às agências internacionais que a vítima mortal da detonação junto a um ramo regional dos serviços de segurança federais (FSB) em Arkhangelsk, na região norte do país, era o jovem que transportava um engenho explosivo. Trata-se de "um habitante local de 17 anos", indicaram as autoridades locais à agência France Presse.



“Segundo as primeiras informações, a pessoa que entrou nas instalações retirou de um saco um objeto não identificado, que explodiu nas suas mãos, recebendo como resultado ferimentos letais”, pode ler-se num comunicado do comité nacional antiterrorista (NAC) citado pela agência France Presse e pela RT.  

O mesmo comité informa que a explosão ocorreu às 8h52 locais (4h52 em Lisboa) à entrada de uma representação regional da FSB, herdeira da soviética KGB, em Arkhangelsk. Esta cidade fica a cerca de 1.000 quilómetros norte de Moscovo, situada junto ao Mar Branco.

As três pessoas hospitalizadas são “três empregados” da FSB, segundo informou Igor Orlov, governador local. Um porta-voz do KGB referiu que um dos feridos está a ser submetido a uma operação.

Igor Orlov, governador da região, sublinhou que já foram tomadas medidas “para fortalecer a segurança dos civis e dos edifícios públicos” de Arkhangelsk. Segundo a imprensa local, o edifício foi evacuado e uma estrada nas proximidades foi bloqueada na sequência da explosão. 

Na Rússia, os ataques às autoridades não são recorrentes, ocorrendo com mais frequência sobretudo na zona a norte do Cáucaso, local predominantemente muçulmano com forte presença de rebeldes islâmicos.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse esta quarta-feira que o Presidente russo já foi informado sobre este ataque.
Tópicos
pub